Bom, já está tarde e eu deveria estar dormindo ou estudando. Falta menos de 1 mês para o vestibular e acho sinceramnete que vou pirar...hahahah...Tá, é exagero. Mas tentando falar sério, Acho que se eu pudesse voltar no tempo, (para o tempo que eu quisesse), eu voltaria pra época da Ditadura Militar aqui no Brasil e torturava o desgraçado que inventou o maldito Vestibular.
Sim, foi nessa época mesmo que inventaram o infeliz. Tá, não sei qual dos engraçadinhos estressados que tiveram a maravilhosa idéia, mas vou pesquisar. Certo, tudo bem, eu concordo. Num país como o brasil, subdesenvolvido e blá blá blá, não há faculdades suficientes para todo mundo (talvez por causa da incompetência e principalmente corrupção dos políticos?). Porém, existem inúmeros outros mecanismos que poderiam ser bem mais úteis e interessantes ao sistema educacional.
Nos EUA, por exemplo, o aluno precisa ter notas boas durante toda a sua vida estudantil para ter uma vaga garantida na universidade. Na verdade não sei explicar direitinho como é que funciona direito por lá. Mas pelo que entendo é mais ou menos isso. Certo, a situação brasileira é bem diferente, mas isso não significa que o único método existente é o vestibular.
Vestibular é uma tortura, principalmente quando se trata de cursos muito concorridos. Certo, se eu quisesse fazer física, matemática, agronomia, sei lá o que, talvez eu não estivesse reclamando. Mas a questão é que independente da concorrência, uma prova não é capaz de medir os conhecimentos e principalmente os esforços de ninguém. Uma pessoa pode ser o melhor aluno de sua turma a vida toda, e ser ao mesmo tempo muito nervoso. Na hora de um vestibular toda a sua inteligência seria suplantada pelo nervosismo. E alguém que estuda o ao todo, sabe muito e na hora do gabarito erra alguma coisa e põe tudo a perder?
Se o sistema educacional aperfeiçoasse a educação brasileira, mudando esse método de filtração de alunos, muita coisa poderia começar a mudar neste país. Se o aluno fosse obrigado a ter notas altas, por exemplo, ele teria que tentar ser bom sempre e isso o tornaria uma pessoa muito bem preparada para a vida profissional. Não seria um infeliz que fez um vestibular e passou na sorte, tendo sido sempre um aluno defeituoso.
Bom, mas quem sou eu pra discutir esse problema né? hahahah...Sem falar que estou com um belo sono...e tenho que acordar cedo amanhã para ir estudar, no cursinho, Para O Meu AmadoVest, que tá chegando...