quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Porque viver aos pares??

"Não é fácil encontrar a felicidade em nós mesmos e é impossível encontrá-la em outro lugar..."Adicionar legenda

Essa escultura me trouxe sensações diferentes em um  mesmo momento. Me fez ficar triste por estar sozinha, e por achar relacionamentos amorosos algo muito complicado (meu rosto refletido mostra isso do lado esquerdo da imagem), mas também me lembrou como é bom ter alguém que amamos por perto, e o quanto um abraço é incrível (O rosto do lado direito mostra um breve sorriso meu). Mas enfim, acho que o que tirei da bagunça mental que a imagem me provocou foi a dúvida "Por que precisamos, queremos e buscamos viver em pares?" (alguns até em trios, ou mais, rsrsrsr).

Será que realmente precisamos de outra metade? Será que somos incompletos? Não nos bastamos? Por que? Não dizem que antes de amarmos alguém precisamos nos amar acima de tudo, e que cada um precisa estar inteiro para poder se entregar ao outro?  Então, por que somos tão carentes, e nos sentimos solitários, estranhos ou mesmo deslocados quando vemos casais "felizes" e  percebemos que não temos um par?  Seria apenas uma questão de adequação social ou realmente existe esse negócio de alma gêmea e cada um precisa da sua?
Se dizem que devemos casar com alguém com quem gostemos muito de conversar, pois na velhice só teremos isso, então por que não nos sentimos totalmente satisfeitos em ter apenas ótimos amigos, com quem se pode conversar e se divertir sempre?  
Talvez as explicações fisiológicas e psicanalíticas não me atraiam muito agora. Talvez não exista uma resposta que vá me satisfazer. Mas escrever é bom, alivia um pouco a mente, e tranquiliza a alma...

Nenhum comentário: